X

Últimas Notícias

A IMPORTÂNCIA DA ALCALINIDADE DA PISCINA.

A alcalinidade é um ponto importante de ser observado em relação ao tratamento da água das piscinas, pois se ela não estiver no nível indicado, pode… prejudicar tanto a qualidade da água como a própria piscina…pode sofrer alguns danos. Em uma definição objetiva, pode-se afirmar que a alcalinidade da piscina é o poder que a água tem de manter seu pH estável. Ou seja, a capacidadede neutralizar a ação dos ácidos.
A alcalinidade total de uma piscina é definida pelo conjunto de todos os materiais alcalinos que estão presentes na água, como os carbonatos, bicarbonatos e íons de hidróxidos.
Se você está preocupado com a alcalinidade da sua piscina, leia com atenção alguns detalhes que descreveremos a seguir sobre esse assunto e garanta uma água limpa e saudável.

POR QUE A ALCALINIDADE DA PISCINA É TÃO IMPORTANTE?

Existem diversas coisas negativas que podem acontecer quando a alcalinidade não está dentro dos níveis indicados.
Seja quando ela está muito baixa ou muito alta, são gerados vários pequenos problemas na água e na piscina em si. Sendo que uma das maiores consequências desses problemas é o aumento dos gastos com a manutenção. Veja alguns dos principais malefícios causados pela ocorrência do nível errado de alcalinidade.

 

BAIXA

• Grande variação do pH
• Aumento da corrosão
• A água pode ficar turva e perder o brilho
• Diminuição da ação positiva do cloro

ALTA

• Água opaca e turva
• Maior presença de carbonato de cálcio
• Aparecimento de incrustações

 

COMO SABER O NÍVEL DE ALCALINIDADE DA PISCINA?

A alcalinidade é medida em ppm (partes por milhão) de carbonato de cálcio, sendo que, segundo especialistas, o ideal é que o nível varie entre 80 e 120 ppm. Contudo, vale destacar que esse número é variável de acordo com o sanificante (desinfetante) aplicado na água. A medição pode ser feita por meio de um kit teste de alcalinidade ou de uma fita teste, que também são usados para saber os níveis de outros componentes importantes.

 

QUANDO É NECESSÁRIO FAZER A CORREÇÃO DA ALCALINIDADE?

Embora o que aconteça com maior facilidade seja a diminuição da alcalinidade para níveis inferiores a 80 ppm, o que já demanda uma correção, também pode acontecer uma elevação. Nesse caso, é indicado que sejam tomadas medidas para equilibrar o nível quando ele está acima de 200 ou 250 ppm, pois essa é a variação tida como o limite aceitável da alcalinidade total.

 

COMO AUMENTAR E DIMINUIR O NÍVEL DE ALCALINIDADE?
Para reduzir o nível a melhor opção é utilizar produtos que ajudem a equilibrar o pH da água. Algumas dicas são o ácido muriático, o sulfato de alumínio e o bissulfato de sódio.
Já quando a intensão é aumentar o nível de alcalinidade, o que é indicado quando ele está abaixo de 80 ppm, a melhor alternativa é fazer a aplicação de produtos que tenham em sua composição hidróxidos, carbonatos de sódio ou bicarbonatos.

 

CUIDE TAMBÉM DA SAÚDE DA ÁGUA DA PISCINA, FALE COM A Q1 AMBINTAL: WWW.Q1A.COM.BR